Génese

Entre 11-14 de outubro de 2016 um grupo de investigadores de diversas universidades portuguesas e da UniCV- Universidada de Cabo Verde participou na conferência «Atlântico Insular e Globalização», promovida em S. Vicente no contexto da V EXPOMAR de Cabo Verde. A conferência foi organizada pela CIDH- Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares Atlânticos e a Globalização, da Universidade Aberta, a convite da ENAPOR, então organizadora da EXPOMAR.
Foram debatidos na conferência diferentes temas associados ao mar e às ilhas, incluindo história, cultura e economia do mar, direito do mar, extensão das plataformas continentais, ciências do mar, segurança marítima e importância geostratégica das regiões insulares. Evidenciou-se das apresentações e debates que as respostas aos problemas que se colocam às regiões insulares requerem, mais do que em qualquer outro contexto, a ação conjunta de diferentes agentes da sociedade, e uma articulação em permanência entre criadores de conhecimento e poderes públicos.
Ficou pois o compromisso de se dar seguimento às conclusões de S. Vicente, através da criação de um organismo que pudesse abordar aprofundadamente esses problemas comuns na região da Macaronésia – Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Num encontro promovido em janeiro de 2017 na Sociedade de Geografia de Lisboa pelos participantes na conferência de S. Vicente, concluiu-se que o organismo tomaria forma numa associação, que veio a ser designada IEMAC-Instituto de Estudos da Macaronésia.